Qual vc acha melhor? Acabei me decidindo pelo S18, e a lista de comparação foi a seguinte:
S18:
– manobra muito bem, é bem “na mão”
– boa aceleração e boa frenagem
– sem nenhum barulho no paralelepípedo
– suspensão me atende bem, não faço extravagância, só queria descer sarjeta de boa e não tomar tombo em buraco
– gostei muito do visual. Em geral prefiro coisas que funcionam a coisas que sejam bonitas. Mas o visual me puxou
– andando em linha reta: achei bem difícil manter a linha reta certinha, sem pender para um lado ou outro. Eu já tinha 6000 km de V8, e achei que o cérebro já tinha se ajustado para equilíbrio em todo mono.
V11:
– achei um pouco menos ágil para manobrar
– acelera bem mas tem que jogar o corpo muito para trás para frear
– o que usei para teste drive tava com alguns barulhos como se fosse carenagem solta, e isso me impressionou um pouco no teste. Fazia barulho no paralelepípedo. Imagino que pudesse ser arrumado, mas isso ficou na cabeça
– suspensão e muito macia e copia muito bem o terreno. Ao andar no paralelepípedo estava quase parecendo que era terreno liso. E desce sarjeta na boa,. Fiz o teste porque tinha ouvido falar que o V11 era mais macio, mas o S18 era mais pra pancadaria. Em resumo, para meu uso os dois aguentariam a pancada, e a suspensão do V11 achei consideravelmente melhor
-andando em linha reta: achei o ponto de equilíbrio de primeira, sem pender para nenhum lado.
Decisão: acabei ficando com S18. O que pegou:
– desing: por mais que eu em geral não dê bola para essas coisas, nesse caso eu dei. Achei o design muito massa
– manobrabilidade: achei ele mais “na mão”, na reta, curva, aceleração e frenagem
– frenagem: achei que responde mais rápido que o V11
– trepidação: nenhum som de coisa desencaixada em terreno irregular
– suspensão: fiquei com a do V11 na cabeça porque é muito macia, mas me contentei com a do S18 levando em consideração todas as outras coisas ditas
– andando em linha reta: comprei mesmo sem ter conseguido me manter sem pender para um lado. Depois vi que demorou bastante tem pra ajustar, e até hoje, de vez em quando quando ando naquelas ruas torta que pendem pra sarjeta, ainda acho difícil achar o ponto certo. Dizem que é porque a banda de rodagem do pneu é mais redonda, em vez de mais chata como no V11.
Enfim, peguei o S18. Mas to considerando a possibilidade de trocar por um V11 por um tempo pra ver como é.
Como tinha saído do V8, os dois me pareceram pesadões, o V11 e o S18, e isso pode ter influenciado minha percepção sobre o V11 com relação à manobrabilidade. Agora, depois de 2500km, o S18 está “leve”, então pode ser que quando rodar no V11 também vou achar ele “na mão”.